Alimentação Saudável Saúde Física

Sinônimo de viver melhor os alimentos como Fest-foods, enlatados e outros a nossa disposição está mudando a cada dia o hábito alimentar da população mundial. 

Alimentos saudáveis e naturais, vão sumindo cada vez mais da vida de muitos. A alimentação saudável, sem química, com mais verduras, frutas e cereais, além de dar mais disposição para o dia, proporciona corpo e mente sadio.

Dicas de alimentos, valor nutricional e mais indicados serão dados para que possamos adequar nossa alimentação da melhor forma possível.

Verduras e Legumes

 Em geral os legumes são considerados para os cozinheiros componentes de pratos salgados.  alguns legumes podem ser comidos crus ou cozidos.

-  Cru:   Cenoura, beterraba e o aipo

.-  Cozido:  Batata, abóbora e chuchu. O conteúdo nutricional dos legumes são variados.

-  Composição:  Uma pequena porcentagem de proteínas e gorduras, e uma porcentagem elevada de minerais e fibras.

Os minerais e fibras são fundamentais para a saúde do organismo e com características antioxidantes.

Algumas indicações: 

Abóbora, aipo, alface, alho, batata, berinjela, cebola, cenoura, ervilha, pepino e tomate.Alimentos ricos em vitamina C .

Frutas

 A grande maioria dos frutos, incluindo os carnudos como a maçã, pêssego entre outros, são comercialmente valiosos para a alimentação humana, podendo ser consumidos frescos, desidratados, em conserva, em forma de compotas e sucos.

Os frutos possuem um alto valor nutricional com altos índices de fibras, água e vitaminas. Os nutrientes encontrados nos frutos são extremamente importantes para preservação do tecido celular e previne doenças relacionadas á má nutrição.

Algumas indicações: abacate, banana, laranja, maçã, melancia, morango e uva. 

Cereais

 Fonte de Fibra Cereais 

Todos os tipos de cereais possuem várias vitaminas, minerais e têm naturalmente pouca gordura, mas os integrais são ainda melhores por serem grandes fontes de fibras.  Comer os alimentos integrais faz muito bem a sua saúde.

Algumas indicações: arroz integral, aveia, milho, trigo entre outros.Especiarias e ervas aromáticas são consumidas em pequenas porções.

Ervas Aromáticas Seria injusto comparar seu valor nutricional com outros alimentos, apesar de terem vitaminas á porcentagem é considerada baixa. 

É indicada variedades de ervas no cardápio.Algumas indicações: açafrão, alecrim, canela, gengibre, manjericão, orégano, pimenta, salsa entre outros.

Carnes e aves 

– A carne é o conjunto digestível de proteínas, ácidos essenciais, ferro e vitamina B12. Principal valor nutricional é na proteína é deve-se comê-la assada, cozida ou grelhada. 

Claro que o excesso de carne pode desequilibrar o funcionamento do nosso organismo, mas ingerida saudavelmente, são fontes essenciais

.Algumas indicações: frango, peru, bife de vaca entre outros.

Peixes e mariscos

 – Carne de peixes, refeições de mariscos e derivados de pesca, são fontes de óleos gordos essenciais para o crescimento e reparação do organismo. 


Além disso, os derivados de crustáceos servem como fontes de pigmentos carotenoides.Lembrando que peixes possuem ômega três que fazem muito bem ao nosso organismo trazendo vários benefícios.


Algumas indicações:

 atum, bacalhau, camarão, salmão entre outros.Leite, queijo e iogurte Laticínios – São considerados derivados do leite de vaca, como iogurte, queijo e o leite simples, esses alimentos são fontes de cálcio, proteínas, vitaminas e outros nutrientes essenciais.


Algumas indicações: iogurte, leite de cabra, leite (magro), queijo (magro), ovos entre outros. Podemos ter uma alimentação, equilibrada, saudável e de baixo custo, se reservarmos um pouco mais de tempo para nossas refeições.